Como definir o pediatra ideal para o meu filho?
A escolha de um pediatra para o seu filho é tão importante quanto a definição da babá. Portanto, fica a pergunta: como escolher o profissional que irá cuidar da sua "preciosidade" desde o nascimento até a adolescência? Uma decisão importante e muito difícil que deve ser tomada mesmo antes do bebê nascer. O pediatra estará na sala de parto para realizar a primeira avaliação.Segundo a pedagoga Maria Bernadete Colombini, pode-se começar por nomes indicados pelo obstetra e por pediatras recomendados por amigos próximos ou familiares. Selecione alguns nomes e certifique-se de que o profissional é habilitado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Marque uma entrevista para conhecer o médico, como trabalha e a sua maneira de pensar e assim decidir com qual deles tem mais afinidade e lhe passa mais confiança. Na entrevista, é importante que os pais tirem todas as dúvidas.
Alguns fatores são imprescindíveis para uma escolha correta. Confira as dicas:
O pediatra deve ser um profissional atualizado
O seguimento do médico deve ser igual ao que você confia (se gostar da homeopatia o seguimento do pediatra deve andar nesse sentido)
Aparência do pediatra e do consultório. Ele trata bem seus pacientes? É atencioso e sabe ouvir? O lugar é limpo, conservado e agradável?
Como são seus horários. É disponível para qualquer eventualidade? Atende emergências de madrugada e fins de semana?